As Grandes Invenções de Matão
- ESPAÇO MATÃO COMUNICAÇÕES
- 31 de ago. de 2023
- 1 min de leitura

Por ofício e por paixão, convivo há mais de vinte anos com inventores, que são dignos do nosso mais profundo respeito. Não raro encontro-os com as mãos sujas de óleo, graxas, cicatrizes de ferros quentes, ferros de solda,cercados por suas bancadas repletas de polias, engrenagens, entre outros apetrechos que beiram o fantástico.Se estas peças fossem animadas e pudessem falar, contariam muitas histórias de construção e montagens de máquinas, circuitos ..., sem manuais de instrução, bem como as histórias de seus inventores fascinados pelo construir e pelo realizar.
Nossa cidade por sua vocação industrial,teve etêm inventos realmente interessantes. Na primeira metade do século passado saíram das ruidosas oficinas, entre as tonitruantes madonas dos italianos, tecnologias que mudaram a cidade, o país, quiçá o mundo. Eram tecnologias para construção de geladeiras, onde matão se destacou no desenvolvimento deste utensílio, máquinas de solda, implementos agrícolas. - Ah, os implementos agrícolas! - A mesma vocação que a
vizinha Ibitinga tem para o bordado, nós temos para os implementos agrícolas, somos pioneiros em técnicas como a do plantio direito, que surgiu como tese de pesquisas nos saudosos tempos do IRI e do IBEC, que décadas depois ganhariam a aplicação industrial.Posteriormente vieram as plantadoras e colhedoras de cana-de-açúcar, café, milho entre tantas outras culturas agrícolas.
Me arrisco a escrever, sem medo de errar, que muito provavelmente em qualquer lugar do planeta onde se planta há algum tempo já se passou por ali uma máquina matonense e consequente um pouco da história de nossos inventores.
Jorge R. Inocêncio da Costa





Comentários