top of page

Educação Antirracista

ree

Para que haja a implementação da Educação Antirracista é preciso o entendimento de que vivemos em uma sociedade racista.

Na escola é necessário trabalhar questões raciais, culturais e de representatividade, além de tratar sobre a importância da diversidade.

No Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola precisa ter a pauta da educação antirracista, para que todos (as) os (as) professores (as) trabalhem naturalmente em suas respectivas disciplinas a valorização da história e da cultura Africana e Afro-brasileira. É necessário exaltar a imprescindibilidade do trabalho e da luta dos negros na formação da sociedade nacional. É urgente a valorização da identidade e da trajetória dos diferentes povos que formam o Brasil.

Existem diversas formas de racismo. O racismo individual: que é um comportamento, atitude ou pensamento individual de alguém; o racismo institucional: quando o Estado, igreja, empresas, instituições funcionam mal, com atitudes e parâmetros desiguais e preconceituosos; o racismo estrutural: um conjunto de práticas discriminatórias que está presente em todas as relações e ações de forma consciente e inconsciente; o racismo velado que é uma forma mais sutil e dissimulada de discriminação racial, muitas vezes difícil de identificar. Opera nas sombras perpetuando desigualdades raciais.

Todas as formas de racismo envolvem a ideia de superioridade de uma raça sobre outras, resultando em preconceito, exclusão e desigualdade. Tudo isso afeta a autoestima e identidade das pessoas; bem como limita as oportunidades de acesso a recursos; além da criação de barreiras sociais, culturais e econômicas.

Daí a urgência do desenvolvimento de estratégias antirracistas para a educação e conscientização. Promover a educação antirracista nas escolas, estimular a leitura de livros e materiais sobre o tema; realizar palestras para a desnaturalização do racismo.


ree

As faculdades podem desenvolver Projetos para a sensibilização e criticidade da temática. A exemplo disso, posso citar o Projeto de Extensão “Educação para a Diversidade: Direitos e Deveres”, da Faculdade IMMES, que foi desenvolvido pela primeira vez, neste semestre, com os (as) alunos (as) do 1º ano do Curso de Direito, atrelando conhecimento científico e prática a respeito da Educação Antirracista.

O combate ao racismo requer engajamento e ação coletiva. Todos (as) precisam apoiar eventos que valorizem a cultura africana e afro-brasileira; fiscalizar e denunciar casos de discriminação racial; exigir políticas de igualdade racial e promover inclusão racial em todos os ambientes.

Como afirmou Martin Luther King: “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?”


Débora Milani,

Professora do IMMES Matão.


ree


Comentários


  • Sem título-1
  • Sem título-1
  • Sem título-2

© 1988 - 2023 Espaço Matão Comunicações - Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade

bottom of page