ESG: E eu com isso? Ações Práticas para Transformar o Lugar Onde Moramos.
- ESPAÇO MATÃO COMUNICAÇÕES
- 18 de dez. de 2023
- 3 min de leitura

ESG ou ASG: Cada vez mais esse termo tem ocupado lugar de destaque nas mídias do Brasil e do Mundo e se tornou pauta relevante para a sociedade e para a estratégia dos negócios. ESG é uma aplicação do conceito de Sustentabilidade aos negócios.
Afinal o que significa ESG em Inglês ou ASG em português?
A sigla ESG vem do Inglês e significa Environmental, Social e Governance. Em português a sigla ASG significa: Ambiental, Social e Governança e refere-se a um conjunto de padrões que tem como objetivo analisar se a empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada, ou seja: é uma forma de avaliar e mensurar o desempenho de sustentabilidade de uma organização.
E, em ESG, ou A em ASG engloba tudo o que diz respeito à conservação e à redução de impactos negativos ao meio ambiente: aquecimento global e pegada de carbono, poluição do ar e da água, gestão hídrica, desmatamento, eficiência energética, biodiversidade, gestão de resíduos.
O S envolve a relação entre os diversos atores que participam do processo: diversidade e equidade de gênero, comprometimento com os direitos humanos e leis trabalhistas, relacionamento com a comunidade do entorno, entre outros.
A letra G diz respeito à governança corporativa e administrativa de um negócio e contempla: ética e compliance, transparência, gestão interna, conduta corporativa.
ESG não é sobre abraçar árvores como dizem vários autores.
Em 2015 com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas foi firmado o Acordo de Paris e representou um compromisso mundial cuja Meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países, entre eles o Brasil.
Para as organizações os compromissos ESG assumidos visam impactar as pessoas e o planeta através das práticas socioambientais e de governança, bem como impulsionar a transformação social.
E como cada um de nós pode contribuir na prática para impactar o planeta e provocar a transformação social que todos desejamos?
Com ações que contribuam para a perenidade da vida na terra. Quando olhamos para o lugar onde moramos isso pode se traduzir em ações concretas que estão ao nosso alcance realizar. Aqui destaco ações relevantes que são realizadas em Matão e das quais tenho orgulho em participar:

Plantio de mudas realizado pelo Grupo Matão + Verde: Somos a soma dos nossos sonhos, que conta apoio de voluntários e que ao longo de quase 18 anos de existência já plantou mais de 22.000 mudas de árvore em homenagem às crianças nascidas em Matão. Essa ação ocorre todo último sábado de cada mês e todos podem fazer parte desse movimento.
Incentivo à leitura através da Carriola do Saber, criada pelo professor Rui Roberto de Souza que fez a seguinte analogia: “assim como a carriola leva materiais para a construção de edifícios, casas, etc, pode levar conhecimento através dos livros que são distribuídos gratuitamente às crianças, ampliando o repertório e estimulando o prazer pela leitura”.
Campanhas contra as queimadas que anualmente reforçam a importância do cuidado com a qualidade do ar, preservação das florestas e das nascentes;
Fortalecimento da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, entendendo que “toda criança é nossa criança” como diz Ana Maria Ignácio do Conselho Tutelar de Matão.
Cada um de nós pode fazer a diferença onde vivemos. Esse é o convite que deixo para você leitor: Venha fazer a diferença e transformar vidas!!!
Margareth Ribeiro,
Mãe de Natália, Docente
e Especialista ESG no Tema Social.





Comentários