Hospitais Escola: Pilares da Formação Médica e Atendimento de Qualidade
- ESPAÇO MATÃO COMUNICAÇÕES
- 18 de dez. de 2023
- 4 min de leitura
O Hospital de Matão está no caminho das grandes instituições de saúde.

A formação dos principais hospitais escola do mundo remonta a uma evolução histórica complexa. Muitos desses hospitais têm suas raízes nos antigos templos de cura da Grécia e Roma, onde a medicina era praticada em conjunto com rituais religiosos. No entanto, o conceito de hospitais como centros de ensino médico começou a tomar forma na Idade Média.
Podemos citar inicialmente a fundação do Hospital de Salerno, na Itália, no século IX, que se desenvolveu como um centro de educação médica. No século XVIII, a influência das escolas médicas europeias impactou a criação de hospitais escola modernos. Essas instituições foram pioneiras na integração do ensino prático com a teoria médica.
O modelo de hospital escola ganhou força nos séculos XIX e XX, com o surgimento de centros renomados como o Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, e o Hospital Johns Hopkins, em Baltimore. Essas instituições adotaram abordagens inovadoras, incluindo a introdução da residência médica e a ênfase na pesquisa médica.
Os principais hospitais escola do mundo têm suas origens historicamente ligadas ao desenvolvimento da educação médica e à necessidade de oferecer cuidados de saúde de alta qualidade. Essas instituições desempenham um papel fundamental na formação de profissionais de saúde e na pesquisa médica.
No Brasil, o ensino superior de medicina teve início com a chegada da Família Real, quando D. João VI autorizou a fundação das duas primeiras escolas de medicina, ambas no ano de 1808, uma em Salvador, no dia 18 de fevereiro, e a outra no Rio de Janeiro, em 5 de novembro.
Os hospitais escola têm suas raízes no século XIX, quando a medicina moderna começou a se consolidar no Brasil. Um marco significativo foi a fundação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1912, que deu origem ao Hospital das Clínicas, um dos primeiros hospitais escola do país. Desde então, outras instituições de ensino médico seguiram o exemplo, estabelecendo seus próprios hospitais escola.
Os hospitais escola oferecem atendimento gratuito para a comunidade, e isso é possível porque são os universitários que atendem ao público com a supervisão de um preceptor.
Atualmente, o Brasil abriga uma considerável quantidade de hospitais escola, distribuídos em diversas regiões do país. De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, existem mais de 200 hospitais escola em operação, consolidando-se como peças fundamentais na infraestrutura de saúde.
De acordo com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, os centros universitários representam 2,8% dos hospitais do Brasil e têm grandes responsabilidades, pois formam e especializam profissionais, fazem atendimentos de alta complexidade, e ainda geram conhecimento com pesquisa e desenvolvimento.
É necessário entender que os ciclos básico e clínico de um curso de medicina abordam disciplinas teóricas e oferecem ensinamentos essenciais para a atuação de um médico. Passadas essas etapas, vem o internato, que é o momento em que o universitário começa a experienciar na prática a área da saúde, com a realização de plantões, jornadas por vezes cansativas, e uma imersão aprofundada na experiência como profissional da medicina.
Com o internato de medicina, o estudante começa efetivamente a atender pacientes. Para isso, eles contam com a supervisão de preceptores com larga experiência na área, permitindo ainda passarem por diversas especialidades médicas. Assim, o internato em medicina pode ser visto como um estágio obrigatório, voltado para a formação de um médico.
É importante salientar que para atuar em um centro de estudo de saúde, os internos de medicina passam obrigatoriamente por um processo seletivo rigoroso, e ainda devem estar na fase final do curso, pois assim estão aptos a atender aos pacientes.

O nosso centenário Hospital Carlos Fernando Malzoni (HCFM), desde o ano de 2017, recebe internos de medicina de duas importantes universidades da região, a Uniara – Universidade de Araraquara, e a FACERES de São José do Rio Preto. Por intermédio de seu Centro de Ensino e Pesquisa (CEP), acolhe e recebe diariamente dezenas de universitários que buscam a formação em medicina.
Para reforçar a nossa vocação com o ensino, o HCFM também realiza residência médica, que é um tipo de pós-graduação em medicina, oferecida para aqueles que já concluíram os estudos no curso, tendo passado pelo internato, e que desejam se tornar especialistas em uma das áreas médicas.
Neste ano de 2023, o nosso Centro de Ensino e Pesquisa já entregou os quatro primeiros diplomas de residência médica, sendo três na especialidade de clínica médica, e um na área de ortopedia. A instituição está buscando liberação para a abertura de residência médica em outras especialidades.
Não bastasse a nossa dedicação ao ensino, nossa instituição também realiza e apoia pesquisas acadêmicas, cujos artigos alcançaram publicações internacionais, e tem o reconhecimento da nossa população.
A realização do primeiro Simpósio Médico de Atualização de Urgências e Emergências em novembro de 2023 foi mais um grande passo para atrairmos ainda mais interessados para a nossa cidade em busca de formação na área médica.
A missão de salvar vidas, que pulsa no DNA do nosso Hospital de Matão, agora está evoluindo para uma sequência natural, que é o ensino e a pesquisa. Este é o bem mais precioso que a instituição está escrevendo nas páginas de sua história.
As Referências Bibliográficas estão disponibilizadas no site: www.espacomatao.com.br/espaco.10
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Superintendente do Hospital Carlos Fernando Malzoni.





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