top of page

Hospital de Matão entre os 100 melhores do Brasil

Atualizado: 1 de set. de 2023



ree

O Hospital Carlos Fernando Malzoni figura entre os 100 melhores Hospitais do Brasil. Essa afirmação não é somente nossa, ou daqueles que conhecem o nosso trabalho, mas de uma conceituada revista internacional, a Newsweek (www.newsweek.com).


Desde o ano de 2019 a Newsweek divulga uma lista anual dos melhores hospitais do mundo. Neste ano foram classificados mais de 2.300 hospitais em 28 países. Pela primeira vez a revista classificou os 250 melhores hospitais globais, e listaram os melhores por país; cada lista de países também inclui uma relação dos principais hospitais especializados. Esse relatório é baseado em uma pesquisa online envolvendo dezenas de milhares de renomados profissionais médicos de vários países, e ainda os dados disponíveis sobre métricas de qualidade hospitalar e experiência do paciente. Quem desejar conhecer essa pesquisa em detalhes, basta acessar o linkda Newsweek. O que queremos destacar desse trabalho de âmbito internacional, é que a nossa centenária Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Matão, com mais de 950 colaboradores, um corpo clínico formado por mais 110 médicos, mais de 200 leitos e serviços de alta complexidade, está na 95ª posição no ranking dos melhores hospitais do Brasil. Vale observar que entre os 100 melhores, 33 são hospitais paulistas, 22 deles da Capital, ocupando primeira e segunda colocação no ranking, respectivamente, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês.

Todos os hospitais do mundo sofreram com a pandemia, a inflação e as incertezas. Dentro deste novo cenário, com os desafios dos custos crescentes, as populações envelhecidas e os profissionais de saúde exaustos, seguimos mais fortes e amadurecidos.

Na condição de hospital filantrópico, temos muito que nos orgulhar com esse resultado. Cientes das nossas responsabilidades, pois sabemos que o nosso desafio diário é melhorar sempre, temos a sensação de que todos os esforços implementados para que a nossa instituição crescesse e se desenvolvesse estão dando certo.

Atualmente o matonense pode nascer no Hospital de Matão, porque conta com uma equipe de qualidade. A UTI Neonatal oferece segurança lastreada em profissionais que Hospital de Matão entre os 100 melhores do Brasil construíram uma base sólida para o nascituro.

Para uma cidade com um parque industrial tão desenvolvido como o de Matão, era necessário que o Hospital buscasse os melhores recursos para atender à população: Centro cirúrgico com capacidade para 7 salas cirúrgicas, e um time de ortopedistas que elevou o padrão de complexidade da instituição, garantindo bom atendimento com qualidade e segurança.

Nosso desenvolvimento na área de cardiologia também merece destaque. Nossos médicos cardiologistas contam com um knowhow e equipamentos suficientes para cuidarem bem do coração de toda a população da cidade e da região. As cirurgias cardíacas são realizadas aqui com excelentes resultados. Nosso centro de hemodinâmica realiza procedimentos que até há pouco tempo só eram realizados com as chamadas cirurgias de peito aberto, aquelas em que necessitam de abertura da cavidade torácica, envolvendo um tempo de recuperação de semanas. Hoje com o TAVI, do inglês Transcatheter Aortic Valve Implantion, ou Implante transcateter de válvula aórtica, um tubo fino é inserido na artéria por uma pequena incisão na virilha ou no peito. Nessa viagem pelo interior do corpo, um dispositivo é guiado até o coração, onde é instalada uma nova válvula, que passa a funcionar imediatamente ao procedimento. Menos invasão e menos risco fazem com que o paciente receba alta em um ou dois dias.

Um serviço que merece ser lembrado é a nossa Hemodiálise, que realiza 2 mil terapias de substituição renal por mês, e atende um número expressivo de pacientes de Matão e toda região. Isso tudo o Hospital de Matão já oferece.

Outro aspecto relevante é a vocação do Hospital de Matão para o ensino e a pesquisa. Abrimos as nossas portas para duas universidades de medicina, a UNIARA de Araraquara/SP e a FACERES de São José do Rio Preto/SP. Esses alunos realizam estágios, assistidos de perto por médicos competentes e preparados para o ensino de suas especialidades médicas. Neste ano formamos 3 médicos residentes em clínica médica e 1 em ortopedia. Em breve abriremos novas vagas de residência médica para novas disciplinas. Nesses últimos anos, o nosso Centro de Ensino e Pesquisa entregou trabalhos acadêmicos de alto nível, com reconhecimento internacional. Esses trabalhos certamente despertaram os profissionais da ciência, da pesquisa, e da Newsweek, que encontrou os elementos que nos levaram a essa posição no ranking dos melhores hospitais do Brasil.

Dentro das nossas possibilidades, estamos avançando pari passu com o futuro. Conseguimos as melhores ferramentas de gestão hospitalar, como o Tasy, que é um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) da empresa Holandesa Philips. O Tasy é um software de gestão Integrada a todas as áreas de operação hospitalar, desde os equipamentos médicos até a administração.

Em tempos de Inteligência Artificial, nossos olhos avaliam, junto com a alta gestão, a importância do uso da inteligência privilegiando a humanização.

Recentemente implantamos exames de imagem avançados graças ao novo tomógrafo de alta resolução, capaz de realizar angiotomografia de coronárias, um exame que é oferecido pelas melhores clínicas particulares.

Este respeitável periódico não teria espaço para relacionarmos tudo o que o nosso Hospital faz e representa para a nossa região, ma s p o d emo s c o n c l u ir e s t e a rt i g o , d i z e n d o q u e , independentemente da posição no ranking, o centenário Hospital Carlos Fernando Malzoni continuará servindo com consistência, crescendo, ampliando os horizontes da saúde em nossa região.



Denise Minelli

superintendente do HCFM


Não consegui passar "de primeira" no vestibular, O QUE FAÇO?



ree

Em 2022, 3.396.632 pessoas se inscreveram para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando a somatória para a prova impressa e digital, segundo dados ociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Todavia, muitos jovens não conseguem a tão almejada aprovação logo na primeira tentativa, corriqueiramente realizada ao nal do terceiro ano do ensino médio. Neste momento muitos problemas podem ocorrer, os mais comuns que observo ao longo de 8 anos de experiência sendo professor em cursinhos pré-vestibulares são: o aumento drástico nos níveis de ansiedade, depressão, omissão dos estudos para cumprir outras obrigações cotidianas e a perda pelo interesse em cursar o ensino superior.

Sabemos que alcançar um objetivo de vida tão desejado pelos estudantes, como a aprovação no vestibular, é extremamente complexo, pois via de regra, os jovens não são ensinados a lidar, de uma forma saudável, com a frustração.

Mas afnal, caso você não passe no vestibular, há motivo para pânico? A resposta é não! Porém, não recomendo a acomodação. Se você não passar, caro leitor(a), sugiro que o primeiro passo seja se acalmar e respirar fundo. Após feito, tente identifcar onde poderia ter se esforçado mais, o que poderia ter feito de diferente e revise seus métodos de estudo. Certamente você encontrará algumas respostas ou até já as conhece.

O importante é estar aberto para outras opções, por exemplo: já pensou em se matricular em algum curso técnico? Realizar algum trabalho voluntário na sua área de interesse profssional? Ou até mesmo frequentar algumas aulas do seu curso de interesse na faculdade? (Sim, isso é possível).

Se caso ainda assim não saiba os caminhos a seguir, recomendo que procure ajuda de profissionais.

É fundamental ressaltar que a aprovação no vestibular não possui idade correta para ser conquistada, não se limite a essa pressão imposta pela sociedade, família e amigos. Mas novamente, se estiver com dificuldades para lidar com esse ponto, é crucial procurar ajuda de um profissional da área da psicologia.

Por fim, a dica mais valiosa: não desista! Isso mesmo, se você possui um sonho, não desista tão fácil dele, procure analisar seus erros e comemorar seus acertos, mas n ã o p a r e , n ã o s e a c o m o d e e , principalmente, não se desespere. A tão sonhada aprovação nos vestibulares é ligada percentualmente ao esforço e dedicação que serão colocados nesta fase, mas não se esqueça da sua saúde física e mental, grandes diferenciais para a aprovação.


Murillo T. Pinotti


AUTOCOBRANÇA E MOTIVAÇÃO



ree

Muitas pessoas acreditam que para terem bons resultados necessitam ficar o tempo todo se pilhando e se cobrando. Entretanto, não raro percebemos que essas pessoas que ficam se cobrando demais relatam sentimentos de ansiedade, frustração e inclusive de raiva de si mesmo.

No artigo de hoje iremos abordar como podemos reelaborar o conceito de autocobrança para que ao invés de construir uma relação tóxica consigo mesmo, você possa administrar as suas cobranças, seus projetos e suas obrigações de maneira mais tranqüila e com mais motivação.

Meu nome é Ronan Moraes, eu sou psicólogo (CRP 06/147474) formado há mais de 10 anos pela PUC Minas Campus Poços de Caldas, e nesses anos de terapia várias vezes eu me defrontei com esse tipo de situação no consultório.

O que acontece é que a pessoa se cobr a excessivamente para ter o resultado, se exigindo demais, se pressionando mentalmente, e quando ela não atinge o resultado que ela gostaria ( que às vezes seria fazer "tudo perfeito", fazer "tudo dar certo", "não errar nada", "não desapontar ninguém", etc) a pessoa começa um processo onde ela se tortura mentalmente, ela se destrói, ela é pesada nas próprias críticas e isso constrói dentro dela um sentimento de inferioridade, de não merecimento, uma frustração consigo mesmo.

Se você quer começar a ter uma relação melhor com você mesmo primeiro e se cobrar menos, seguem abaixo alguns tópicos para reflexão:

1) Você precisa aprender e entender a sua real capacidade: entender que nem sempre você vai conseguir fazer tudo que você gostaria, nem sempre você vai ter energia para fazer tudo que você gostaria, e que está tudo bem, isso não tira o seu valor como ser humano, ou tira o mérito do seu esforço.

2) Quando você entender que a autocobrança desalinhada gera uma relação tóxica consigo mesmo, você tem a oportunidade de começar a desenvolver uma relação mais afetuosa dentro da sua mente, você pode aprender a perdoar as suas falhas e aprender a perdoar os seus erros. Aprender a exigir de si mesmo o que você realmente tem condição de entregar no momento: isso é autoconhecimento!

3) Faça terapia! Muitas das causas dessa autocobrança exagerada está relacionada com a nossa infância e nossa criação, onde entendemos que se não fizéssemos tudo certo, se não déssemos conta de tudo, não receberíamos o amor e o carinho (aprovação) dos pais.

Ou então precisamos assumir muitas responsabilidades ainda pequenos e até hoje tentamos assumir todas as responsabilidades e abraçamos mais do que temos real capacidade de fazer. A terapia te ajuda a se libertar desses padrões de comportamento na medida que você aprende novas formas de lidar com si mesmo e com os seus pensamentos.

[Espero que essas dicas simples possam fazer sentido para você e te ajudem a entender melhor sobre como lidar com a Autocobrança. Segue abaixo o meu contato, fica o meu convite para acompanhar meu trabalho nas redes sociais! Gratidão e Sucesso


Ronan Moraes,

Psicólogo (CRP 06/147474),

Hipnoterapeuta e Palestrante



ree



Comentários


  • Sem título-1
  • Sem título-1
  • Sem título-2

© 1988 - 2023 Espaço Matão Comunicações - Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade

bottom of page