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Inteligência Artificial e Dados aplicados no Comércio e Serviços

Atualizado: 1 de set. de 2023


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O uso de dados e inteligência artificial (IA) tem sido uma grande tendência em empresas de comércio e serviços. Essas tecnologias permitem que as empresas obtenham informações importantes sobre seus clientes e processos internos, tornando-se mais eficientes e efetivas em seus negócios. Os benefícios de utilizar dados e IA em empresas de comércio e serviços são muitos. O uso dessas tecnologias permite que as empresas entendam melhor seus clientes. Ao coletar dados sobre as compras, preferências e comportamentos dos clientes, é possível personalizar suas ofertas e serviços, aumentando a satisfação dos clientes e a fidelidade à marca.

Além disso, o uso de dados e IA também permite que as empresas identifiquem tendências e padrões em seus negócios. Ajudando-as a tomar decisões mais informadas sobre quais produtos ou serviços oferecer, como melhorar a eficiência dos processos internos e como otimizar a alocação de recursos. Essas decisões suportadas por dados podem resultar em uma economia significativa de tempo e dinheiro para a empresa.

O diferencial para as empresas é prever o comportamento do cliente, e ao analisar os dados coletados, as empresas podem prever quais clientes são mais propensos a comprar determinados produtos ou serviços e quando eles estarão mais propensos a comprar. Essas previsões podem ajudar as empresas a ajustar suas estratégias de marketing e vendas, aumentando as chances de sucesso. Melhorando a prospecção, também, as empresas podem melhorar seus processos internos. Ao coletar dados sobre as operações da empresa, como estoque, vendas e logística, elas podem identificar áreas de ineficiência e trabalhar para melhorá-las. Um dos exemplos é utilizar análise de dados para identificar gargalos na cadeia de suprimentos, permitindo que a empresa tome medidas para reduzir o tempo de entrega e melhorar a satisfação do cliente.

A automatização de tarefas repetitivas e rotineiras é o grande diferencial, pois o ser humano foi feito para trabalhos criativos, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas, aumentando a eficiência e a produtividade da empresa. Outro benefício é o auxílio às empresas para se manterem competitivas em um mercado cada vez mais acirrado. Ao analisar dados sobre a concorrência e o mercado, as empresas podem identificar oportunidades de crescimento e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado. Isso pode ajudá-las a se destacar da concorrência e manter uma vantagem competitiva.

Essas tecnologias permitem que as empresas entendam melhor seus clientes, identifiquem tendências e padrões em seus negócios, prevejam o comportamento do cliente, melhorem seus processos internos, automatizem tarefas repetitivas e se mantenham competitivas em um mercado em constante mudança. É importante que as empresas considerem o uso dessas tecnologias para se tornarem mais eficientes e efetivas em seus negócios.

Tive a oportunidade de conhecer locais especializados na formação de profissionais para o mercado digital. Com o desenvolvimento de um polo de excelência em inteligência artificial (IA), é um passo crucial para impulsionar o progresso tecnológico e promover o crescimento econômico de uma cidade. Ao criar um ambiente favorável para empresas, pesquisadores e profissionais do setor, é possível atrair talentos e investimentos que vão impulsionar a inovação e aprimorar a aplicação da IAem diversos setores da sociedade.

É essencial investir na educação e formação de talentos locais, oferecendo cursos especializados em IA e incentivando a diversidade no campo da tecnologia. Além disso, é necessário criar uma infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento robusta, promovendo parcerias entre acadêmicos e profissionais do setor. Políticas fiscais amigáveis, infraestrutura tecnológica avançada e incentivos ao empreendedorismo são outros elementos-chave para atrair investimentos e empresas de IA. Por meio de parcerias público-privadas, é possível fomentar a inovação e acelerar o desenvolvimento de projetos com impacto real na sociedade. Com esforços coordenados, a cidade pode se tornar um centro de referência em IA, impulsionando o progresso tecnológico e o crescimento econômico.


Michel A. Pereira

Diretor de Dados e Inteligência Artificial.


Pedestres e a Mobilidade Urbana


O conceito de mobilidade urbana evoluiu ao longo das últimas décadas. Antes centrado no transporte individual motorizado, hoje o planejamento da mobilidade deve atender, prioritariamente, as necessidades das pessoas com foco em modos ativos e coletivos de transporte. Esta abordagem busca promover uma visão de cidade integrada, sustentável e inclusiva a partir de diferentes olhares que envolvem políticas setoriais e aspectos ambientais, sociais e econômicos.

O Plano de Mobilidade de Matão terá como objetivo promover ações integradas de mobilidade urbana e proporcionar mais um canal de participação popular nas decisões do Município, promovendo avanços nos sistemas de acessibilidade, sistema viário de circulação e trânsito, criação da malha de ciclovias, qualidade dos espaços para pedestres, definição do sistema de transporte coletivo de passageiros e o perfil do transporte de cargas no município, visando proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano de forma segura, socialmente inclusiva e ambientalmente sustentável, aperfeiçoando e ampliando a acessibilidade, induzindo a consolidação da malha viária urbana existente, direcionando e regulando investimentos futuros na infraestrutura geral.

A mobilidade urbana representa um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas nossas cidades e que os problemas a ele vinculados não se restringem aos grandes centros urbanos e recaem também em cidades como Matão. Sendo assim destacaremos algumas características que nossa cidade possui, as quais resultam em desafios a serem enfrentados, paradigmas a serem quebrados e a urgência das discussões e de ações sobre a problemática da mobilidade urbana, no sentido de repensar práticas e prioridades para produção de uma cidade sustentável e inclusiva e buscar alternativas para mitigação de tais problemas como ordenamento territorial urbano, trânsito, transporte público coletivo, condições para mobilidade não motorizadas e sobretudo as calçadas.

Nossa cidade apresenta um crescimento horizontal muito grande ficando evidente um espraiamento de sua malha urbana, do ponto de vista da mobilidade, cidades espraiadas em nada favorecem o deslocamento não motorizado, isto é, caminhadas ou bicicletas. Assim, para percorrer as longas distâncias entre um local e outro a grande parte da população prefere se deslocar diariamente através de veículos automotores, tornado-se um sistema caro pelo alto custo de criar e manter a infraestrutura necessária para tal, além dos problemas vinculados ao tráfego mais intenso como, congestionamentos nas horas de pico, dificuldades com estacionamento, stress, desrespeito as normas de trânsito e acidentes que muitas vezes causam invalidez permanente ou óbitos, principalmente pelo uso da motocicleta que se apresenta como principal solução para os deslocamentos rápidos e que teve um aumento exponencial nestes últimos anos.

Numa sociedade estimulada ao individualismo e cidades planejadas não para pessoas, mas sim para carros nos parece normal sair de casa dentro de um automóvel particular e pouco tempo depois estacionar bem em frente ao local de trabalho, comércio, academias e outros. Isso torna se uma situação desafiadora para o poder público e para sociedade, assim, o problema da mobilidade urbana deve ser enfrentado de maneira imediata, com soluções técnicas e políticas para o bem de todos.

Ainda que todos somos pedestres, é comumente ver quem está atrás do volante não respeitar o espaço, o tempo e a prioridade de quem anda a pé, desta forma é desafiante fazer qualquer tipo de caminhada pela cidade, seja pela questão de segurança, pelo desenho urbano de nossas vias que não favorece e dificultam o atendimento dos direitos básicos dos pedestres. A infraestrutura das calçadas é um dos principais elementos que influenciam na mobilidade a pé, a calçada nada mais é do que a parte do espaço público capaz de atender democraticamente todos os usuários, ela atua no conforto percebido durante a caminhada e pode determinar a disposição que as pessoas têm de usar o caminhar como meio de transporte em seus deslocamentos, alias, pensar as calçadas, ciclovias e projetos articulados com o transporte coletivo tem sido o foco inicial das discussões e das ações sobre a problemática da mobilidade urbana em Matão onde é comum encontrar calçadas pouco ou nada preparada para função que lhe cabe – deslocamento das pessoas através das caminhadas, isto porque é comum encontrar calçadas malconservadas, estreitas e com obstáculos dos mais variados ou simplesmente sem calçadas, tudo converge para tornar as calçadas hostis, desestimulando as pessoas a saírem de suas casas e irem a qualquer ponto a pé, mesmo que seja poucos quarteirões. Ainda que as calçadas sejam de responsabilidade privada, ao se caracterizar como um espaço público, o controle sobre o ente privado deve ser rígido para que se garanta o bem da coletividade, e, é neste sentido que estamos com um grande programa de calçamento pela cidade, os proprietários estão sendo notificados e estão correspondendo, já o governo do Prefeito Aparecido Ferrari (Cido Ferrari) está fazendo mais de 20.000 m² de calçadas e pistas de caminhada nos próprios públicos em toda a cidade e também estamos desenvolvendo projetos para novas ciclovias integradas com pista de caminhadas, melhorias nos canteiros centrais e programas de ruas completas para melhorar a organização e aproveitamento dos espaços urbanos e suas formas, tudo isto para promover a equidade no uso dos espaços públicos de circulação, dar segurança e incentivar os modos de transportes não motorizados para que as ruas e as calçadas sejam convidativas para caminhadas e alternativas para o deslocamento seguro pela cidade.

Também há um esforço muito grande para dar mais segurança e proteção aos pedestres através da modernização do desenho urbano seguindo princípios seguros para pintura das faixas de travessias, novas faixas elevadas (lombo faixas), permitindo a travessia em nível, faixas de descanso (ilhas de refúgio) no centro das avenidas e cruzamentos de maior largura para reduzir à distância de travessia e extensão de meio-fio, melhoria da sinalização com mais placas indicativas, redução da velocidade dos veículos e iluminação, tudo para melhorar sensivelmente a segurança dos pedestres e pessoas com deficiência e aumentar a acessibilidade. Desta forma, as vias urbanas são partes vitais da cidade e podem proporcionar a oportunidade de convivência entre todos que nelas passam, independente da idade, habilidade, renda e devem ter acesso seguro, confortável e conveniente aos seus destinos, seja caminhando, dirigindo, pedalando ou utilizando o transporte coletivo. Neste contexto, estamos pensando projetos para implantação de novos conceitos, chamados de Ruas Completas, Ruas Vivas e Urbanismo tático levando em consideração outros aspectos para os perfis viários da cidade, isto é, uma rua se torna mais completa quando há uma distribuição mais democrática do espaço e segurança para seus usuários e isto consiste, por exemplo, em fechar uma rua ou parte da mesma em horários fixos e definidos como domingos e feriados para os veículos e abrir a população para que desfrutem de um dia de lazer e descanso, além de incentivar a caminhabilidade. Já o urbanismo tático ou ruas completas são intervenções feitas através de pinturas em espaços determinados como iniciativas temporárias e de baixo custo, juntamente com elementos que tornem os espaços amigáveis, inclusos e seguros para os pedestres no sentido de apresentar alternativas que possam ser apropriadas ou alteradas conforme a mensuração dos impactos das medidas adotadas na dinâmica do local, assim, uma ação temporária pode catalisar projetos de longo prazo. Por fim, sabemos que à medida que a cidade cresce, seus problemas tornam-se mais desafiadores e que os caminhos não são simples, por isso é importante organizar, planejar, gerir os espaços na cidade como um todo e a mobilidade das pessoas deve estar no centro das discussões para que seja inclusiva e todos possam ter direito a uma vida digna neste espaço, desta forma, as tarefas são difíceis, de diferentes dimensões que exigem esforços coletivos, muito diálogo, quebra de paradigmas para efetividade e legitimidade das ações que serão propostas no plano de mobilidade urbana. Cuidar de Matão é cuidar de nós mesmos, de nossa história, de nossa vida, hoje e no futuro.onvivência entre todos que nelas passam, independente da idade, habilidade, renda e devem ter acesso seguro, confortável e conveniente aos seus destinos, seja caminhando, dirigindo, pedalando ou utilizando o transporte coletivo.

Neste contexto, estamos pensando projetos para implantação de novos conceitos, chamados de Ruas Completas, Ruas Vivas e Urbanismo tático levando em consideração outros aspectos para os perfis viários da cidade, isto é, uma rua se torna mais completa quando há uma distribuição mais democrática do espaço e segurança para seus usuários e isto consiste, por exemplo, em fechar uma rua ou parte da mesma em horários fixos e definidos como domingos e feriados para os veículos e abrir a população para que desfrutem de um dia de lazer e descanso, além de incentivar a caminhabilidade. Já o urbanismo tático ou ruas completas são intervenções feitas através de pinturas em espaços determinados como iniciativas temporárias e de baixo custo, juntamente com elementos que tornem os espaços amigáveis, inclusos e seguros para os pedestres no sentido de apresentar alternativas que possam ser apropriadas ou alteradas conforme a mensuração dos impactos das medidas adotadas na dinâmica do local, assim, uma ação temporária pode catalisar projetos de longo prazo. Por fim, sabemos que à medida que a cidade cresce, seus problemas tornam-se mais desafiadores e que os caminhos não são simples, por isso é importante organizar, planejar, gerir os espaços na cidade como um todo e a mobilidade das pessoas deve estar no centro das discussões para que seja inclusiva e todos possam ter direito a uma vida digna neste espaço, desta forma, as tarefas são difíceis, de diferentes dimensões que exigem esforços coletivos, muito diálogo, quebra de paradigmas para efetividade e legitimidade das ações que serão propostas no plano de mobilidade urbana. Cuidar de Matão é cuidar de nós mesmos, de nossa história, de nossa vida, hoje e no futuro.


Marcelino Mancin

Diretor de Mobilidade Urbana Municipal


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