Passado e Futuro: O que foi não volta, o que virá não nos derrota
- ESPAÇO MATÃO COMUNICAÇÕES
- 18 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

É comum e esperado que as pessoas façam uma análise de como foi seu ano, se seus objetivos e metas foram alcançados e, consequentemente, novas metas e objetivos são pensados para serem colocados em prática no novo ano que se aproxima. Entretanto, muitas das vezes a rota é recalculada, visto que surgem imprevistos como, por exemplo, a pandemia da Covid-19. Desta forma, é quase que impossível pensar no presente e no futuro sem lembrar do coronavírus, pois com a chegada do ano de 2023 a expectativa de todos se resumia a um único desejo: fim da pandemia.
A expectativa pelo fim da pandemia foi concluída à medida que Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde-OMS, no dia 5/05/2023, declarou o fim da Emergência de Saúde Pública referência à Covid-19. O fim a que se refere o diretor-geral é da pandemia e não do coronavírus, portanto todas as medidas de segurança devem permanecer sendo realizadas. Por outro lado, a pandemia, de forma coercitiva, “fez” com que as pessoas pensassem ou pensam nos imprevistos que podem emergir ao longo do processo de realização dos objetivos e das metas.
Já no âmbito municipal, de acordo com entrevista do secretário de saúde concedida ao Jornal TVMatão, no ano de 2023, mais precisamente mês de outubro “duas mortes por Covid-19 foram registradas”. Desta forma, como dito anteriormente, todos os cuidados básicos de segurança devem ser respeitados, pois há o decreto pelo fim da pandemia e não da Covid-19.

Ainda em se falando da cidade de Matão-SP, o fim da pandemia da Covid-19 ensejou o contato social e a comemoração das datas comemorativas como, por exemplo, aniversário da nossa querida Matão-SP e dentre outras. Assim, a população retomou suas vidas se adaptando ao novo normal. Por oportuno, quando o assunto é comemoração, não podemos deixar de fazer menção ao aniversário do Jornal Espaço 10, cujo veículo de comunicação completou 28 anos de existência.
Outro ponto interessante de mencionar foi o processo de escolha (eleição) para o Conselho Tutelar, em que cinco conselheiros tutelares foram eleitos para exercer mandato de quatro anos. Este órgão é muito importante quando o assunto é garantir direitos de criança e adolescente sem distinção de idade, cor, etnia, religião, situação financeira, etc., assegurando que todos os seres humanos de 0 a 18 anos incompletos devem ser olhados e atendidos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em se falando de eleição, em 2024 acontecerá a eleição para eleger Prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade de Matão-SP. Não é desnecessário dizer que desde o falecimento do Prefeito in memoriam Adauto Aparecido Scardoelli não tivemos vice-prefeito, pois o vice assumiu e vem desempenhando suas funções com excelência.
Esperamos que o ano de 2024 seja repleto de boas vibrações e prosperidade, como a conquista de um emprego, em especial àqueles que se encontram desempregados. Além disso, desejamos que todos tenham boa saúde e, para aqueles que estão enfrentando algum tipo enfermidade, possa ter sua saúde restaurada. Que a paz, amor, esperança, amizade, cuidado, proteção e honestidade façam do coração de cada ser humano suas moradias.
Ana Maria Ignácio,
Assistente Social e Especialista em Atendimento
Psicossocial a Vítimas de Violências pela UFSCar/São Carlos.





Comentários