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Quando o Encanto do Natal chega nas Empresas

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Estamos partindo para o final de mais um ano, e os finais de ano trazem consigo aquele imenso desafio aos comerciantes e empresários de poder alavancar as vendas tendo o melhor resultado possível do ano em apenas um mês, se tratando da gestão empreendedora temos um elemento essencial, sendo ele determinante para a fidelização de um cliente: é o atendimento, pois com um bom atendimento ao cliente, ele se sentirá acolhido e importante, sendo feito um bom trabalho de pós venda capaz de monitorar a satisfação desse cliente para que seja possível aprimorar os pontos a serem melhorados haverá um maior aproveitamento na recorrência das vendas. No quesito vendas, sendo um produto ou serviço, a qualidade é indispensável, pois a cada dia o consumidor se torna mais exigente, com isso o que realmente faz com que o cliente volte a comprar, definitivamente é a forma como esse cliente se relaciona com a empresa e como ele se sente ao se relacionar.

Partindo da prospecção, negociação, fechamento e pós venda; é de suma importância na gestão empreendedora sempre ter a leitura de sentimentos do cliente com relação à empresa, produto ou serviço. Um estudo de caso bastante difundido é "O jeito Disney de encantar clientes", pois com um estudo mais detalhado da forma como as coisas acontecem naquele ambiente de parque situado na Flórida mostra exatamente como o poder de encantar o cliente tem a real capacidade de fidelizá-lo, levando em conta que a pessoa que adentra ao parque pela primeira vez, já tem planos de retornar ao local antes mesmo de partir. O fato do cliente ficar surpreso uma única vez é bom, mas o cliente ficar surpreso por diversas vezes em diferentes situações, cria nele a sensação de exclusividade e faz com que ele queira voltar para aquele mesmo lugar ou comprar outros produtos ou serviços que a empresa ofereça, porque isso, o faz se sentir bem consigo mesmo.

Para poder fidelizar os clientes é importante conhecê-los bem, para tanto, ter um bom controle de dados é crucial no que diz respeito a abordagem correta, com o público correto para resultados assertivos. Com o bom relacionamento com os clientes, é possível traçar perfis para que assim seja possível buscar formas que poderão encantar o cliente, afim de que ele fique admirado com o atendimento que está sendo empregado com ele desde seu primeiro contato até aquela necessidade mais básica de suporte com um produto ou serviço que foi adquirido.

Portanto é crucial que sejam realizadas pesquisas de perfis e comportamentos para cada nicho de mercado, levando em consideração o público alvo, faixa etária, qualificação social, entre outras abordagens; extraindo assim, a melhor leitura do cliente, pois quanto melhor for essa leitura, mais clientes fidelizados haverão na carteira da empresa. No entanto, é necessário que haja ferramentas apropriadas integrem a base de dados da empresa, e que o gestor tenha a capacidade de sempre se questionar e inserir tal cultura de questionamento entre os seus colaboradores, o que se resume a seguinte pergunta: "o que eu posso fazer para encantar meu cliente hoje?".


Helder Augusto Gomes ,

Analista de Negócios.


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